Couro Sustentável

Com base no DNA de sustentabilidade da Companhia, nas demandas dos clientes e nos futuros requisitos dos consumidores para o produto, a JBS Couros lançou, em 2019, o verdadeiro Couro Sustentável – Kind Leather.

A JBS Couros lançou, em 2019, o couro sustentável Kind Leather. Com um processo produtivo mais eficiente e inovador, o produto oferece para a indústria e a sociedade uma série de benefícios ambientais, sociais e econômicos relevantes por meio de uso inteligente da matéria-prima e de rastreabilidade, origem sustentável e ecoeficiência. Assim, o reaproveitamento de resíduos é um dos pilares do programa, que reduz em 93% os resíduos sólidos gerados em toda a cadeia produtiva.

Principais benefícios do Kind Leather:

  • Redução da emissão de gases de efeito estufa: emite 65% menos de CO2, comparado com a produção de um couro padrão (Wet Blue Integral).

  • Redução do consumo de água: 52% de redução no consumo de água na etapa de curtimento.

  • Consumo de químicos: é em média 42% mais eficiente no consumo de químicos que um couro padrão.

  • Redução no consumo de energia: redução de 62% no uso de energia.

*Para saber mais, clique aqui e acesse o site do Programa.

Leather ID

A JBS Couros também lançou no mercado a primeira plataforma de monitoramento do processo produtivo do couro. O Leather ID (que compõe a plataforma JBS 360) possibilita acessar informações da origem da fazenda até o produto final por meio do site jbs360.com.br. Clique aqui para conhecer.

Cada peça tem uma identificação que permite rastrear o grupo de fazendas de onde a matéria-prima foi originada, a localização de cada uma delas, além de identificar as plantas produtivas e os curtumes onde os couros foram processados.

Desta forma, é possível explorar toda a cadeia de suprimentos da Companhia, constituída exclusivamente de matérias-primas produzidas em conformidade com o mais alto padrão, ou seja, couros provenientes de áreas livres de desmatamento, de invasão de terras indígenas, de unidades de conservação, de condições de trabalho análogo ao escravo ou de violência no campo e conflitos agrários.