Resíduos

A gestão de resíduos ocorre em todas as unidades da JBS ao redor do mundo, orientada pelo compromisso de reduzir a geração de resíduos, destiná-los adequadamente e diminuir a destinação a aterros, sempre de acordo com a legislação vigente nos países em que atua. Com isso, impactos ambientais são evitados, entre eles a formação de metano (CH4), um dos gases do efeito estufa.

As embalagens representam para a JBS um item essencial para a proteção e a segurança dos alimentos, desde sua fabricação até a mesa do consumidor. Por isso, a Companhia promove seu retorno à cadeia produtiva, como forma de contribuir com a reciclagem de resíduos e diminuir o impacto do descarte em aterros sanitários.

JBS Ambiental

A JBS Ambiental é uma Unidade de Negócios responsável pela coleta, reciclagem, reutilização e transformação dos resíduos gerados nas operações.

Conceitos como o da economia circular, onde resíduos de uma cadeia produtiva se tornam matéria-prima de outras, não apenas fazem parte do cotidiano da JBS, como, na JBS Novos Negócios, estão no centro de modelo de valor. Em diversas operações da empresa, materiais anteriormente descartados se tornam a base de novos produtos.

Os plásticos são reciclados e transformados em novos produtos para serem usados nas unidades da JBS em forma de sacos de lixo, lonas plásticas, capas para paletes, filme termoencolhível (shrink), paletes e estrados de plástico injetado, entre outros. Os plásticos ainda são transformados em resinas recicladas, a serem utilizadas como matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

Em 2020, um dos destaques foi a criação do Piso Verde. A unidade desenvolveu um processo que permite transformar plástico utilizado em embalagens a vácuo de produtos in natura em pisos intertravados, próprios para aplicação em ambientes externos.

Conheça mais sobre a atuação da JBS Ambiental clicando aqui.


Desperdício de alimentos



A JBS está comprometida em reduzir a perda e o desperdício de alimentos em seu processo produtivo. A companhia reaproveita quase 100% da matéria-prima não utilizada para produtos core, como matéria prima para novos produtos, que vão de ração a biodiesel. Para isso, os negócios possuem processos de gestão estruturados com indicadores de produção e metas para redução de desperdício. Esse conceito está enraizado na Companhia, que possui uma unidade de negócio focada em transformar matérias-primas provenientes das demais operações da Companhia em produtos de alto valor agregado.

Conheça mais sobre a JBS Novos Negócios aqui.